Palavras ao vento…

causos, verdades e mentiras de uma vida repletas de palavras.

Onde ha fumaça … Outubro 3, 2007

Filed under: Meio Ambiente — giovannavilela @ 3:29 pm

Onde ha fumaça ha fogo. Aprendi quando ainda era menina. A menina, era chamada de Jabuticaba, lembrou meu primo Maercio, ontem enquanto reclamava da tal fumaça sem fogo.
Cuiaba é conhecida como cidade verde. Plana e cheia de charme natural, digo natural, pois o artificial é duro de entender. Prédios obscenamente nus em matéria de bom gosto. Propagandas de cosméticos com modelos que nos mantém afastados ao maximo possível das prateleiras.
Segunda feira , antes do pouso, o piloto anunciou que a cidade estava tomada por uma fumaça. Achei esquisito. Tonta de sono, depois de perder o vôo certo e ter que vir pingando em 3 cidades, acreditei ser um termo cuiabano para o tempo encoberto, nublado.


Que nada! Com os olhos irritados e a lógica ainda mais, descobri que a fumaça vinha mesmo de onde houve fogo. Havia também mata no tal lugar, muita mata… Pois é, o fogo queimou, não tinha água para apagar e logo nem boi vai ter para beber. A cidade desapareceu dentro da fumaça e o calor, coisa pouca, 41 graus.
Aqui, na porta da Amazonia, a sensação é de que não temos horizinte. E provavelmente não temos mesmo. Esta certeza teve também o secretario de meio ambiente Luis Carlos, ontem ao tentar impedir seu vizinho de queimar um terreno baldio no bairro em que morava (a fumaça estava pouca para ele). O tal homem das queimadas não é do tipo que mata apenas árvores, matou a queima roupa o fiscal que ha 17 anos trabalhava na secretaria do meio ambiente.
Onde ha fumaça ha fogo e algumas vezes o fogo além de queimar, ma
ta!
Anúncios
 

One Response to “Onde ha fumaça …”

  1. André Says:

    Realmente a coisa está tão feia que vi a foto de estudantes da UFMT protestando contra as queimadas que levavam fumaça ao campus. Respirar e estudar na neblina sufocante não é fácil!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s