Palavras ao vento…

causos, verdades e mentiras de uma vida repletas de palavras.

De volta com muita calma Janeiro 14, 2008

Filed under: Uncategorized,Viagens — giovannavilela @ 12:17 pm

trancoso-08-358.jpg

Na Bahia o tempo parece correr diferente, o sol vai embora logo sem o horario de verão e talvez por isso acorde tão cedo que acaba clareando as noitadas regadas a pinga com gengibre e mel no Cantinho Doce.

Trancoso é uma antiga vila onde já viveram índios, hippies e alguns baianos chamados de Biribandos. As praias são muito bonitas, mas não tem nada que justifique o boom mobiliário dos últimos anos. O campo de futebol, conhecido como quadrado já foi campo de batalha entre tribos, mato sem dono e lógico campo de futebol. Qualquer desavisado que cair de balão ou de disco voador, e não pense que isso é impossível pois em Trancoso nada é, vai entender ainda que sem saber porque que a terra é redonda e debaixo do céu do quadrado a vida passa sem pressa e quase sempre com surpesas. Lá, no quadrado é facil entender porque todos sonham com um pedacinho de terra em Trancoso.

Este ano foi magico como de costume. O Cacau e Capim Santo continuam cheios de charme e com a criatividade e sabor que so a cozinha brasileira tem, mas nada como chegar cheio de fome e nao esperar nem um minutinho baiano, e isso, só no Portinha. A Missa cantada por Elba Ramalho do lado de fora da Igrejinha no dia do natal emocionou a todos, principalmente aos judeus, maioria nesta época do ano.Trancoso tem dessas coisas, faz judeu assistir missa, meninas darem voltas no quadrado tomando pinga até tropeçar nos troncos bebados e faz tambem muita gente acostumado a andar de carro importado anadar  de havaianas. O quadrado é magico mesmo para os que não provam os bolos baianos e as poçoes encantadas dos malucos da região.

Para entrar no clima baiano e preciso ter calma, muita calma explica a plaquinha atras da igreja.Mas foi no último dia que entendi bem o espirito baiano. Pedi meu cafe da manha e como de costume depois de uma hora, nada. Foi quando o garçom chegou perto da minha mesa e perguntou: – O que mesmo que voce pediu? Eu respondi e perguntei quanto tempo iria demorar e foi aí que entendi. – Ah não demora muito, jajá está pronto, jajá baiano, sabe como é.

É isso, na Bahia o tempo tem seu tempo, Cronos não apita nada, jajá pode demorar 1 minuto, uma hora ou para sempre, pois lá, para sempre não é muito longe. 

Trancoso quebra todas as regras e ainda sim mantem o charme, me faz lembrar da Beth minha professora de piano ao falar sobre Bossa Nova, esquece tudo o que te falei, ela dizia, na bossa é tudo diferente mas de alguma forma fica lindo e com harmonia. É isso, Trancoso tem bossa… 

 

3 Responses to “De volta com muita calma”

  1. Um Biribando Says:

    Nossa Giovanna, alem de bonita e cheia de energia voce ainda escreve bem,menina.
    Parabens! Gostei de conhecer este seu lado,

    um beijo para voce de quem te viu passar sobre as estrelas do quadrado…

  2. Pedro - RJ Says:

    Olá Giovanna! que bom que já está de volta. Já estava começando a sentir falta das leituras no seu blog, que por sinal continua com posts excelentes. Trancoso é realmente um paraíso, é só aproveitar a sua calmaria e beleza.
    Eu criei um blog, quando quiser é só aparecer, vai ser um prazer ler seus comentários. O endereço é: pedromilhouse.blogspot.com

    Beijos

  3. Marcos Says:

    Sei que ‘na Bahia, faça como os baianos’ mas este timing me mata…
    Parece que você se divertiu e isto é bom.
    Beijo & stay on time.


Deixe um comentário